segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Passeios em Berlim: A incrível cúpula do Reichstag

Sede do parlamento alemão, esse é um dos melhores tours para se fazer em Berlim, por vários motivos.
É grátis, é organizado, não tem filas ou atropelos, áudio disponível em Português, não é demorado, envolve história, política, conhecimentos gerais e tem uma vista linda da cidade.
Há vários tours disponíveis. O tour mais procurado é o tour ao terraço e à cúpula do palácio (imperdível). Há também um tour que visita as dependências internas, inclusive a sala onde são feitas as votações do parlamento, e termina com a visitação ao terraço e à cúpula do palácio.
É como visitar os plenários da Câmara e do Senado Federal em Brasília.
A Alemanha é uma das principais economias do mundo e de longe a mais forte e importante da Europa. Sua atuação é vital na busca de soluções para a atual crise econômica que aflige o continente e que tem reflexos em todo o planeta.
E essa atuação é decorrente das decisões tomadas no Reichstag.
O palácio foi construído no século 19, de sua sacada foi proclamada a República em 1918, passou por um incêndio destruidor em 1933 e foi atingido pelos bombardeios à Berlim na II Guerra Mundial em 1945.
Sua reconstrução manteve o aspecto externo original, com sua linda fachada e as quatro torres representando os quatro reinos da então Prússia.
Mas seu interior é extremamente moderno e sua cúpula é a maior prova disso.
Ela é feita de estrutura metálica, toda envidraçada, tem rampas em espiral que permitem aos visitantes subirem e descerem sem encontros com o fluxo contrário, é aberta no topo para ventilação, renovação do ar e coleta de água de chuva e neve.
No centro há uma estrutura com espelhos em ângulo que captam a luz do sol e a refletem para iluminar as salas do parlamento. No lado do sol preponderante e mais intenso há um quebra sol antes dos espelhos.
Em sua base há uma exposição fotográfica que permite conhecer um pouco mais da história do palácio, da cidade e da Alemanha.
No topo dessa estrutura central há um sistema de funil que coleta a água e a neve sem deixar que molhem as salas abaixo.
O visual futurista permite fotos interessantes em ângulos inusitados, sem que se entenda direito o que é subida, o que é descida, onde fica o piso...

O sistema de áudio é automático, sendo acionado à medida que se passa por sensores localizados ao longo da rampa. Sobe-se a rampa em seu próprio ritmo ora aprendendo a história ora observando a paisagem. Todos os tours disponíveis são grátis mas exigem reserva antecipada. O processo é bastante simples e a Turix Turismo poderá fazer sua reserva.
Basta acessar o site https://visite.bundestag.de/BAPWeb/pages/createBookingRequest.jsf?lang=en e preencher (em alemão ou inglês) a ficha de solicitação de data e horário, informando nome, sobrenome e data de nascimento de todos os visitantes.
Após 2 ou 3 dias você receberá um e-mail informando o horário confirmado e basta apresentar esse e-mail na portaria do palácio.
Se você tiver o e-mail em um smartphone ou tablet não é necessário imprimir.
Horários de visitação: das 08h00m às 23h00m.
Não deixe de visitar o Reichstag.
Se tiver mais alguma dúvida consulte a Turix Turismo.

Nenhum comentário: