sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Como evitar problemas com locações de carros

Ao alugar um carro sempre devemos devolvê-lo no mesmo estado que o recebemos. Se o carro estiver limpo na retirada deverá ser devolvido também limpo. Do contrário a locadora cobrará a lavagem do carro ao final da locação. Isso é algo simples e custa, no Brasil, cerca de R$ 15,00 a R$30,00, dependendo da locadora, cidade e tipo de lavagem necessária.
Mas se o carro é devolvido com avarias os valores podem ser exorbitantes. Fica-se sempre sujeito ao orçamento escolhido pela locadora e não há como negociar. Claro, paga-se o seguro* mas este geralmente tem franquia. Isso significa que se o conserto do carro custar R$ 5.000,00 e a franquia contratual for de R$ 2.000,00 deve-se pagar os R$ 2.000,00. Nada de novo até aí.
O problema é quando se retira o carro já com algum problema, algo como arranhões, pneus excessivamente desgastados (carecas), sem estepe, triângulo, etc. Caso esse problema não seja constatado e comprovado na vistoria de retirada do veículo, o locador poderá ser cobrado na devolução.
Para reduzir as chances de ser cobrado injustamente por algo:
- Primeiro programe sua viagem de forma a ter tempo para realizar as duas vistorias (retirada e devolução) do veículo com cuidado e atenção. Deve-se ter tempo para olhar tudo em minúcias. Prefira examinar o veículo em lugares claros, de preferência à luz do sol e não se esqueça dos equipamentos obrigatórios e interior do veículo. Retrovisores também devem ser observados.
- O ideal é que ambas vistorias sejam feitas com um funcionário da locadora. Ele deve registrar no contrato tudo o que for encontrado na retirada que possa vir a ser cobrado na devolução.
Mas nem sempre há um funcionário da locadora por perto. Principalmente em outros países.
É comum na loja da locadora nos informarem onde se encontra o veículo no estacionamento. Nesse caso recebemos a chave, encontramos o veículo e saímos dirigindo. E para reduzir custos das locadoras e proporcionar mais agilidade aos clientes foram instalados totens de auto-atendimento em várias locadoras no exterior. Nesse caso nem mesmo para pegar as chaves é necessário contato com um atendente. Portanto assim realmente não há quem faça a vistoria de retirada. Como normalmente seu cartão de crédito fica como garantia da locação, após a devolução do veículo ele poderá ser cobrado por alguma avaria.
- Na impossibilidade da vistoria ser feita por um funcionário da locadora sugerimos fotografar o veículo com uma máquina digital que registre data e hora. Tire várias fotos do veículo ressaltando as avarias, se houver, na retirada. E tire várias fotos de vários ângulos na devolução.
- Se não tiver uma máquina disponível tire as fotos com seu celular. Se ele não registrar data e hora das fotos tente enviar as fotos imediatamente para seu próprio e-mail. Isso gerará um comprovante de data e hora.
- Em todas as fotos tente fazer aparecer legível o contrato de locação.
- Nem todos os aparelhos de celular tem flash e algumas locadoras guardam seus veículos em garagens cobertas e mal iluminadas. Isso prejudica a qualidade das fotos. Procure ângulos que minimizem esse problema mas evite sair do estacionamento com o veículo antes de fotografar eventuais avarias que já existam.
- Caso não tenha como registrar data e hora nas fotos e nem enviar por e-mail procure fazer com que a data do contrato ou outro documento com data (como seu cartão de embarque) apareça nas fotos. Seja criativo. É para sua proteção.
Observações importantes:
- Se houver alguma avaria no veículo que poderá gerar multa de trânsito (como faróis quebrados) recuse o veículo e exija outro. Faça o mesmo se constatar falta de algum equipamento obrigatório, como triângulo.
- Pesquise as leis de trânsito dos países onde pretende dirigir. Por exemplo, na Argentina é obrigatório o porte de 2 triângulos por veículo.
- Independente de tudo o que foi escrito acima sempre leia o contrato de locação para saber seus direitos e deveres.
*Seguro: Mencionamos aqui o termo seguro mas as locadoras, em especial no Brasil, usam o termo proteção. Há diferenças entre ambos e a locadora deverá lhe explicar exatamente quais são.

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