sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Berlim é um paraíso para fotógrafos no Outono

Assim como há muitas coisas para fazer em Berlim também há muito o que fotografar.
Berlim é plana, repleta de monumentos, praças, palácios, igrejas, catedrais, museus, parques, embaixadas, edifícios modernos, um rio navegável, uma torre com observatório e restaurante giratório a mais de 300 metros de altura, atrações turísticas e gente de todos os tipos e origens.
Os espaços amplos, raramente lotados, as várias matizes de cores das construções, fachadas e da vegetação (sim, Berlim é uma cidade muito arborizada) iluminados pelo sol, geralmente baixo devido à latitude da cidade, permitem fotos lindíssimas.
Mesmo com uma máquina fotográfica bastante simples conseguimos fotos interessantes.
A máquina utilizada foi uma Sony DSC-W125 de 7,2 megapixels. Por engano, percebido somente no embarque de retorno, ficou a viagem toda no modo SCN para fotos de praia. Portanto as fotos poderiam ter ficado ainda melhores caso os recursos da máquina para fotos urbanas, de crepúsculo, etc. fossem utilizados. Quem gosta de fotografar certamente obterá resultados excelentes.
Exceção: a primeira foto mostrada no post do dia 03 de novembro foi tirada com um Iphone 3GS.

Os turistas geralmente preferem mostrar toda a construção, se possível centralizada na foto, e se a Catedral de Berlim tiver um céu azul de outono ao fundo fica melhor ainda.
Os fotógrafos, amadores ou profissionais, tendem a escolher ângulos diferentes ou inusitados, geralmente realçando algum detalhe ou algo menos comum.
A Turix Turismo gosta de brincar com seu slogan nas fotos.

Na foto abaixo, em primeiro plano a estutura central da cúpula do Reichstag com suas centenas de espelhos, ao fundo parte da vista da cidade onde se pode ver o Sony Center na Potsdamer Platz, em baixo os paineis da exposição fotográfica, em toda a volta as rampas separadas de subida e descida, à direita o quebra sol, no todo a tranquilidade com que se faz a visitação.
O mais interessante dessa foto é que se pode olhar para qualquer ponto da imagem normalmente, mas, mesmo em uma tela de computador, ao se olhar diretamente para o sol a vista é ofuscada.
Foto tirada na primeira semana de novembro, 15h05m.
As cores das folhas das árvores parecem explodir, algumas vezes em tons de cereja, outras de caramelo, amarelo, vermelho...
Essa última foto foi tirada nas proximidades da cidade de Zossen, dentro de um trem em movimento, na viagem de Berlim para Dresden. Primeira semana de Novembro, pouco depois das das 07h00m da manhã.
Obs.: postaremos futuramente sobre viagens de trem na Alemanha e sobre a cidade de Dresden, que não pode faltar em sua viagem para a Europa.


Nenhum comentário: