quarta-feira, 19 de setembro de 2012

sábado, 15 de setembro de 2012

Nadando no ar ou voando na água

Essa piscina no Hotel Holiday Inn Pudong Kangqiao em Shangai, China, é ao mesmo tempo linda e desafiadora. Sua maior parte é coberta e elegante, como se pode ver na foto abaixo.


Apesar de não estarem visíveis na foto há trechos do fundo da piscina que são de vidro. É possível ver os andares abaixo.

Mas o verdadeiro desafio está na parte ao ar livre da piscina, em balanço, suspensa a 24 andares de altura. E por isso o título do post.


Como é sempre mantida muito limpa e foi feita com vidro de ótima transparência, basta um óculos de natação para ver as pessoas e carros passando na rua abaixo da piscina.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Fernando de Noronha continua um paraíso mas...


Vai ficar um pouquinho mais caro a partir de 22 de Setembro.
O Parnamar (Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha) informou que a partir dessa data cobrará R$ 65,00  de brasileiros por um ingresso que dá direito a permanecer no arquipélago até 10 dias consecutivos. Para estrangeiros o mesmo ingresso custará R$ 130,00.
Há isenções para visitantes maiores de 60 anos (apenas brasileiros) e crianças até 11 anos com documento comprobatório, moradores regularizados de Fernando de Noronha, parentes de 1º e 2º grau de moradores, funcionários de entidades públicas distrital, estadual, federal a serviço no destino e pesquisadores com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O comunicado do Parnamar diz ainda que esse ingresso não substitui a Taxa de Preservação Ambiental que continuará sendo cobrada.
Prossegue afirmando que o interessado deve adquirir o ingresso antecipadamente pelo site http://www.parnanoronha.com.br, imprimir o voucher gerado pelo site e apresentá-lo em locais pré-determinados para a retirada do cartão de acesso.
Mas até o momento dessa postagem o tal site constava como "Em Construção".

Conheça nossos pacotes para Fernando de Noronha e outros destinos em http://turix.com.br/pacotes-nacionais.htm

sábado, 8 de setembro de 2012

Tudo de Bom É...

O primeiro dessa nova série vai para o Sundae de Gengibre da Sorveteria Sérgio, do amigo Sávio, de Caraguatatuba, SP.
De dieta? Fique longe. Sarado? Hora de relaxar.


domingo, 15 de julho de 2012

Prêmio Melhores Cias. Aéreas do Mundo em 2012

Anualmente a Skytrax, empresa de consultadoria do Reino Unido, analisa o mercado da aviação com o objetivo de eleger a melhor companhia aérea, melhor serviço de equipe de bordo, melhor sala vip,  e outros aspectos desta indústria.

Os resultados de 2011 foram postados aqui no nosso blog. Para ver o post clique aqui.

Essa semana, durante o Salão Aeronáutico de Farnborough, foram divulgados os vencedores de 2012.

E a grande vencedora, na categoria melhor cia. aéreao do mundo em 2012, foi a Qatar Airways. Trata-se de um bicampeonato, já que a Qatar também venceu em 2011.

As 10 melhores cias. aéreas do mundo, segundo a Skytrax, são:


1
Qatar Airways
2
Asiana Airlines
3
Singapore Airlines
4
Cathay Pacific Airways
5
Ana
6
Etihad Airways
7
Turkish Airlines
8
Emirates
9
Thai Airways International
10
Malaysia Airlines


Destas, 4 voam para o Brasil (Qatar, Singapore, Turkish e Emirates).
Todas estavam entre as 10 melhores no ano passado também.

Entre as 10 primeiras colocadas 3 são do Oriente Médio, 6 são da Ásia e 1, a Turkish Airlines, fica em um país que é parte Ásia, parte Europa, mas também considerado Oriente Médio.  Portanto outra vez nenhuma cia. aérea americana nem europeia se classificou entre as 10 primeiras.

As cias. aéreas brasileiras se destacaram somente na premiação regional, sendo a Tam a bicampeã na categoria Melhor Cia. Aérea da América do Sul, seguida pela Lan, com quem a brasileira formalizou sua fusão. O terceiro lugar na região foi conquistado pela Azul.
A Tam também voltou a ganhar pela Excelência de Serviços da Equipe, e mais uma vez foi seguida pela Lan.
A Trip (que foi recentemente comprada pela Azul) novamente ganhou como Melhor Cia. Aérea Regional da América do Sul e a Azul repetiu a vitória como a Melhor Low-Cost do continente.

No geral o prêmio de melhor classe executiva ficou com a Cathay Pacific, de melhor classe econômica com a Singapore, melhor primeira classe com a Etihad e a melhor classe econômica superior com a Qantas.

A metodologia da pesquisa foi semelhante à do ano anterior, tendo sido consultados quase 19 milhões de passageiros em mais de 100 países durante 10 meses. Praticamente 200 cias. aéreas foram mencionadas e avaliadas sobre 38 itens diferentes entre produtos e serviços.

Para a lista completa visite o site oficial (em inglês) da Sktrax http://www.worldairlineawards.com

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Tam sairá da Star Alliance, como ficam suas milhas?

A brasileira Tam e a chilena Lan estão em processo de fusão submetido à exigências do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile.
Uma dessas exigências diz respeito às alianças entre cias. aéreas. A Tam faz parte da Star Alliance e a Lan faz parte da oneworld.
A Latan, empresa resultante da fusão, deverá escolher entre uma das duas alianças, ou mesmo uma terceira aliança, desde que, a aliança escolhida não inclua o grupo Avianca/ Taca. E exatamente este grupo passou a fazer parte da Star Alliance ontem, juntamente com a Copa Airlines do Panamá.
Dessa forma as opções para a Latan seriam a oneworld (o nome oficial da aliança é escrito todo em minúsculas) ou uma outra aliança que não a Star Alliance. Como a Lan é membro fundadora da oneworld,  essa certamente será a escolhida.
E para quem tem milhas Tam, o que isso significa?
Para quem pretende usar milhas nos voos Tam nada muda. Para quem pretende usar milhas nas parceiras da Star Alliance muita coisa muda.
Em breve as milhas não poderão mais ser usadas nas cias. parceiras como Lufthansa, Tap, United Airlines, Singapore Airlines, Air Canada, etc. De fato já sentimos uma resistência dessas cias. aéreas nesse sentido, mesmo sem a comunicação oficial ter sido feita.
O mesmo vale para o acúmulo de milhas. Não é do interesse dessas cias. aéreas que pessoas a bordo de seus aviões acumulem milhas em um programa que as levará a voar com concorrentes de outra aliança.
Mas afinal, há ganhos ou perdas?
A resposta à essa pergunta depende de como se acumula e como se pretende usar as milhas.
Quem costuma usar Lufthansa, por exemplo, e acumula milhas no programa Fidelidade da Tam, terá que escolher outro programa para acumular suas milhas.
As opções passam a ser os programas das cias. aéreas da Star Alliance (clique no link para ver a lista de participantes) ou o programa da própria aliança, que não está atrelado a uma cia. aérea específica mas que pode ser usado para acumular e usar milhas em qualquer uma delas.
Normalmente estando atrelado a uma cia. aérea específica consegue-se mais benefícios quando se pretende usar milhas naquela cia.
E a entrada da Avianca/ Taca na Star Alliance?
A Avianca é uma empresa colombiana e é a mais antiga cia. aérea da América Latina. A Taca é uma empresa formada pela união de algumas cias. aéreas da América Central, ou caribenhas como elas preferem dizer. Entre elas a costa-riquenha Lacsa. Para o Brasil a Taca opera via Lima, Perú. Mas, San José, Costa Rica, é um importante centro de conexões da cia.
O grupo Avianca/ Taca foi formado pela união das duas após ambas terem sido compradas por um grupo brasileiro chamado Sinergy. Esse mesmo grupo já era proprietário da OceanAir e por isso o nome dessa última foi alterado para Avianca Brasil. Mas apesar de pertencerem ao mesmo grupo e terem o mesmo nome a Avianca Brasil ainda opera independente da Avianca/ Taca. Tão independente que os voos da Avianca Brasil ainda não estão ajustados para servirem de conexões para os voos internacionais do grupo. Quando alguém de, digamos, Porto Alegre precisa embarcar em um voo da Avianca para Bogotá, a conexão é geralmente feita com Tam ou Gol. Obviamente espera-se que isso mude com o tempo. A lógica indica para a entrada da Avianca Brasil na Star Alliance, embora pareça, por questões operacionais, que isso ainda deve demandar algum tempo.
Já a Gol, que atualmente não pertence a qualquer aliança, provavelmente virá a se aliar à Skyteam. Isso porque a Delta Airlines, membro fundadora da Skyteam, comprou no ano passado uma participação na Gol por US$ 100 milhões. Provavelmente o contrato de compra tem alguma cláusula de bloqueio de entrada em outra aliança.
No mercado nacional resta a Azul, que ganhou ainda mais relevância após a recente compra da Trip Linhas Aéreas. Mas a Azul segue o mesmo modelo da americana JetBlue. Ambas foram fundadas pela mesma pessoa, David Neeleman. A Azul ainda é bem jovem, tem pouco mais de 3 anos, mas a JetBlue foi fundada em 1998 e não faz parte nem sinaliza ter intenção de fazer parte de qualquer aliança. Portanto acredita-se que a Azul terá postura semelhante.
E quais as principais diferenças entre as alianças?
Para os brasileiros é interessante, por razões óbvias, acumular milhas em cias. aéreas que tenham voos no Brasil ou que tenham aliança com cias. aéreas que tenham voos no Brasil.
No momento somente a Tam, ainda na Star Alliance, preenche esses requisitos. Com a mudança para a oneworld essa situação se manterá mas os parceiros serão outros.
A Star Alliance é uma aliança bem maior, com 27 cias. aéreas participantes, contra 12 (14 em breve) da oneworld e 16 da Skyteam. Esses números ainda não consideram a mudança da Tam mas já consideram a entrada da Avianca/ Taca e da Copa Airlines na Star Alliance.
Além de ser a maior essa aliança inclui cias. aéreas importantes para os brasileiros. É o caso da portuguesa Tap, que tem o maior número de voos entre Brasil e Europa dentre todas as cias. aéreas. Também a Lufthansa que oferece muitas conexões via Alemanha para diversos países da Europa e ligações com a Ásia. Há ainda a Turkish e a Singapore com opções para Oriente Médio e Ásia, além da South African oferecendo voos para o continente africano e ramificações para a Ásia. Em direção à América do Norte as opções são várias. As principais são a United Airlines e a US Airways, ambas americanas, e a Air Canada, única cia. aérea com voos diretos do Brasil para o Canadá.
Mas, desde ontem também pode-se chegar ao continente norte-americano com a Avianca/ Taca e com a Copa. Essas mesmas empresas também abrem o leque de opções para os brasileiros que queiram viajar ao Caribe.
O ponto fraco da Star Alliance é justamente a ligação entre o Brasil e os países da América do Sul. E esse ponto ficará ainda mais fraco com a saída da Tam. Além disso. sem a Tam, a aliança ficará também sem opção de voos dentro do Brasil, pelo menos até que a integração da Avianca Brasil seja feita ou que outra opção seja oferecida.
No caso da oneworld, os principais destinos são Estados Unidos com American Airlines e Europa com Iberia e British Airways. A Lan oferece algumas opções para América do Sul, que será reforçada com a entrada da Tam e da mesma forma passará a ter um parceiro importante nos voos dentro do Brasil.
Já a Skyteam tem sua força de atuação entre Brasil e Europa com Air France, KLM e Alitalia. Em direção à América do Norte a operação é feita pela Delta Airlines com opção também pela Aeromexico, via Cidade do México. Também faz parte dessa aliança a Korean Airlines que liga o Brasil à Ásia via Los Angeles e Seul.

Resumindo, muita coisa vai mudar para boa parte dos viajantes frequentes brasileiros. Mas,
 provavelmente a Tam divulgará uma período de transição para seus clientes poderem se ajustar às mudanças.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pagamentos com cartões de crédito serão cobrados pelas cias. aéreas

Ao comprar uma passagem aérea em alguns países (no Brasil ainda não) e pagar com cartão de crédito, o cliente também paga uma taxa pela operação.
As cias. aéreas Iberia, British Airways e Lufthansa estão cobrando uma taxa de EUR 4,50 para voos domésticos e EUR 7,50 para voos internacionais. Dizem que isso é devido aos gastos gerados por esse meio de pagamento. A taxa não se aplica, ainda, para pagamentos com cartões de débito.
A Lufthansa já cobra para emissões realizadas na Alemanha, Suíça, Áustria, Bélgica e Reino Unido. A Iberia, por enquanto, cobra apenas para emissões feitas na Espanha. Como desde a fusão entre ambas a Iberia é a emissora de passagens da British Airways no território espanhol, nos bilhetes dessa última também é cobrada a taxa.
Mas isso não é invenção dessas cias. aéreas. Essa cobrança começou com as chamadas cias. aéreas "low cost", como a Easyjet, por exemplo. Ela cobra EUR 6,00 ou 2,5% sobre o valor da transação, o que for maior.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Visto americano terá novo procedimento a partir de 30 de Abril de 2012

Os EUA divulgaram que simplificarão os procedimentos de solicitação de visto a partir do próximo dia 30 de abril.
Serão criados centros de atendimento aos solicitantes de vistos (CASV’s) em capitais brasileiras, aparentemente semelhantes aos já usados pelo Canadá, para simplificar o processo de solicitação de visto. Veja a íntegra do comunicado:

Embaixada e consulados dos EUA mudam processo
de solicitação de visto a partir de 30 de abril

A partir de 30 de abril de 2012, a Missão Diplomática dos Estados Unidos mudará o processo de solicitação de visto no Brasil. Solicitantes poderão obter informações sobre vistos e agendar entrevistas através de um novo Call Center ou de um novo site que serão lançados na mesma data: http://brazil.usvisa-info.com/.

No dia 7 de maio de 2012, serão abertos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV’s) em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses centros coletarão os dados biométricos de solicitantes antes do comparecimento a um dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife e da embaixada dos EUA em Brasília. O novo sistema será mais barato e os centros funcionarão em horário flexível nos dias úteis e abrirão inclusive aos domingos. A expectativa é que esses centros reforçarão o nosso compromisso de atender à crescente demanda por vistos, ou seja, reduzir o tempo de espera e tornar o processo mais conveniente para os solicitantes.

Atualmente, cada solicitante paga 38,00 reais para o agendamento da entrevista, 160,00 dólares pela taxa de solicitação de visto (MRV) e um valor aproximado de 40,00 reais pelo serviço de entrega do passaporte com o visto. Após 30 de abril, o solicitante pagará uma taxa única de 160,00 dólares que incluirá o agendamento da entrevista, taxa de solicitação de visto (MRV) e a entrega do passaporte.

No dia 30 de abril, cada solicitante de visto com entrevista já agendada receberá um e-mail com as instruções de como proceder. Solicitante que não receber esse e-mail poderá ter acesso às instruções através do o site.

A partir de 30 de abril, os solicitantes deverão seguir essas instruções para solicitação de visto:

1.     Preencher o formulário DS-160: https://ceac.state.gov/genniv
2.     Pagar a taxa de solicitação de visto de 160,00 dólares (taxa única). O pagamento poderá ser efetuado com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto bancário. Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou para envio do passaporte.
3.     Agendar a entrevista pelo site ou pelo Call Center.
4.     Comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5x7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento. Informações sobre os requisitos para imagens digitais: Fotos digitais do Departamento de Estado
5.     Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.
6.     Solicitantes qualificados ao visto poderão receber o passaporte com visto em domicílio ou em local pré-escolhido.

Os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto reforçam o nosso compromisso de melhorar o processo de solicitação de visto e de oferecer aos brasileiros um serviço consular cada vez mais eficaz.

Mais informações sobre o novo processo de visto, visite o site: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/faqs_gss.html

Até a entrada em vigor do novo sistema, 30 de abril de 2012, os solicitantes deverão continuar usando o processo existente para marcar entrevistas. Os números de telefone e o endereço do novo site serão divulgados na página da missão diplomática dos EUA no Brasil antes da data do seu lançamento.

Os CASV’s serão criados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. Os endereços completos serão divulgados nos próximos dias, mas os dois CAV’s da capital paulista - que abrirão também aos domingos das 13h00 às 18h00 - que entrarão em funcionamento no dia 7 de maio, são:

·          Na Saúde: rua José Maria Whitaker, 370;
·          Em Pinheiros: rua São Gualter, 308.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Policiais federais preparam operação-padrão em aeroportos para 5ª feira

Policiais federais prometem fazer na próxima quinta-feira, dia 19, uma operação-padrão nos aeroportos brasileiros como forma de protesto contra as terceirizações em funções exclusivas da Polícia Federal (PF). De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink, o objetivo é chamar a atenção do governo sem trazer prejuízos aos usuários dos aeroportos. (Nota da Turix: ??!!)
Wink disse que as funções exclusivas da Polícia Federal estão sendo paulatinamente terceirizadas pelo governo. "O terceirizado não pode ser usado nem para as atividades-meio na PF, quanto mais para as atividades-fim. Estão tentando terceirizar as pessoas para exercer uma atividade de policial, como autorizar a entrada de estrangeiros no País."
No dia da operação-padrão, os policiais vão alertar a população para a insegurança nos aeroportos e checar a documentação e bagagens de todos os passageiros que desembarcarem ou embarcarem no País. "Esse trabalho deveria ser rotineiro, mas por falta de efetivo não é feito. A gente está fazendo isso para mostrar a precarização do serviço da Polícia Federal."
Fonte: Estado de S. Paulo

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cirque du Soleil define show que susbtituirá Elvis em Las Vegas

O espetáculo Zarkana voltará a ser exibido de Junho a Setembro no Radio City Music Hall em New York, onde estreou em Junho de 2011.
Em Outubro algumas apresentações prévias serão feitas em Las Vegas.
E em Novembro será feita a abertura oficial do novo show fixo da cidade dos cassinos.
Zarkana é uma ópera rock acrobática que une as artes circenses com o surreal para criar um mundo onde a virtude física anda lado a lado com o extraordinário. A estória segue Zark, um mágico que perdeu seus poderes e o amor de sua vida, em um teatro abandonado repleto de personagens saídos das paredes e de acrobatas incomparáveis. Ele se defronta com as Mutantes, quatro sereias tão sinistras quanto fabulosas, que estão determinadas a afastar Zark de sua busca.
Esse novo espetáculo do Cirque du Soleil substituirá Viva Elvis, que será cancelado por falta de público, conforme informamos em nosso blog.
Consulte a Turix Turismo para adquirir ingressos para esse e outros espetáculos.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Gol vai cobrar pela barrinha de cereais

A cia. aérea Gol vai começar a cobrar pelo serviço de bordo nos voos considerados mais longos (acima de 01h15m). E os voos mais curtos não terão serviço algum, exceto água, que continua grátis em todos os voos, pelo que se entende do comunicado divulgado pela empresa.
Vale lembrar que a Gol teve prejuízo acima de R$ 600 milhões em 2011.
Leia abaixo o comunicado oficial divulgado pela cia. aérea:
"A Gol informa que desde o dia 16 de março suspendeu o serviço de bordo gratuito nos voos que oferecem a opção de serviço de bordo pago. O novo sistema vem em linha com o plano de negócios da Gol e é amplamente utilizado em companhias americanas e europeias. Hoje, cerca de 180 voos da companhia possuem o serviço de bordo pago. O projeto esta em plena expansão e prevê, até o final deste semestre, a implantação na maior parte das rotas com duração acima de 1h15 de voo. O serviço de venda a bordo foi implantado pela Gol de forma pioneira em 2009.

Com o serviço de bordo pago o cliente tem mais facilidade e variedade de escolha para consumo durante o voo. Entre os produtos oferecidos estão sanduíches, snacks, bebidas quentes, cervejas, refrigerantes, sucos, entre outros. A água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar.

Os pagamentos são realizados a bordo, durante o voo, e por enquanto só podem ser feitos em dinheiro na moeda nacional. A companhia esta trabalhando para oferecer, em breve, a possibilidade de pagamento com cartões de crédito.

Atenciosamente,

Gol Linhas Aéreas"

terça-feira, 10 de abril de 2012

Visto americano: perto do fim?

A presidenta Dilma Rousseff acertou ontem, 09 de Abril, nos Estados Unidos, com o presidente Barack Obama, alguns pontos que podem levar ao fim da exigência de vistos americanos para brasileiros que queiram visitar os EUA. Ainda deve levar algum tempo para acontecer mas certamente o caminho começou a ser trilhado.
Alguns meses atrás Barack Obama determinou que as emissões de vistos fossem agilizadas para os cidadãos brasileiros. Apesar de uma pequena melhora nos prazos a verdadeira medida que deve tornar mais fácil e rápida a obtenção dos vistos foi anunciada ontem, quando o governo americano afirmou que abrirá consulados em Porto Alegre e Belo Horizonte, a partir de 2014. Isso vai desafogar o movimento nos consulados de São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente. Também evitará deslocamentos de muitos dos candidatos ao visto.
Mas a grande notícia mesmo foi o compromisso de ambos governos de trabalharem em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos (Visa Waiver) e da legislação brasileira aplicável, de maneira a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto.
O comunicado oficial, em português, pode ser lido no site oficial da Casa Branca:
http://www.whitehouse.gov/sites/default/files/04-09-12_Comunicado_Conjunto_EEUU-Brasil_FINAL_PORTUGUESE.pdf

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Voos da Tam podem ser afetados por decisão alemã

Um tribunal de justiça em Leipzig, na Alemanha, confirmou o fim das decolagens e aterrisagens noturnas entre 23h00m e 05h00m no aeroporto de Frankfurt (FRA). A decisão manteve a sentença da corte de Hessen, proferida no ano passado, que baniu 17 voos noturnos depois da inauguração da 4ª pista de pousos e decolagens de FRA, em 21 de outubro de 2011. Os moradores da vizinhança  do aeroporto, principalmente de Russelsheim e de Offenbach, que reclamavam do barulho das aeronaves, foram os autores da ação judicial. A Lufthansa Cargo (LHC) opera 10 desses 17 voos e pode perder dezenas de milhões de euros por ano. A decisão judicial também deve afetar todos os futuros investimentos no aeroporto.

Entre os 10 aeroportos de maior movimento no mundo, FRA é o único com restrições aos voos noturnos.

Por que isso pode afetar os voos da Tam?
- Porque os voos da Tam Frankfurt/ São Paulo tem horário de decolagem previsto para 22h05m
- Ou seja, um atraso de 55 minutos pode impedir o voo de decolar na data prevista
- A decolagem somente poderia ser feita a partir das 05h00m da manhã seguinte
- O que altera planos de passageiros com compromissos e conexões previstas no Brasil
- Os voos Tam Frankfurt/ Rio de Janeiro tem horário de decolagem previsto para 21h35m

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ampelmann, os homenzinhos verdes nas ruas de Berlim

Quem não conhece a piada da esquina da Walk com Don´t Walk?
Se não conhece leia mais abaixo nesse post.

Quem nasceu após 1979 tinha menos de 10 anos quando o Muro de Berlim caiu em 1989. Portanto não deve se lembrar e talvez nem saber o que foi uma das paredes mais famosas do mundo.

Em poucas palavras: os países aliados (principalmente, mas não apenas, EUA, França e Inglaterra) precisaram da ajuda da URSS - União Soviética (atual Russia mais Bielorrussia, Ucrânia, Letonia, Lituania, Estonia,  e outros países) para derrotar o nazismo alemão de Hitler. Em 1945, ao final da II Guerra Mundial, a Europa foi dividida em áreas de influência política. O leste europeu ficou sob influência da URSS. A Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental (capital Bonn) e Alemanha Oriental (capital Berlim). E Berlim, apesar de ficar inteira na Alemanha Oriental, foi dividida em duas, parte dela controlada pelos aliados.

No começo essa divisão era feita por postos de controle e apesar de restrições era possível transitar entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental. Em 1961 o exército da Alemanha Oriental construiu um muro ao redor de toda a parte Ocidental da cidade, isolando-a. Com o tempo diferenças arquitetônicas e estéticas foram surgindo e ficando mais e mais acentuadas entre as duas "Berlims".

Em 1989 as mudanças políticas criaram condições para a queda do muro e o início da reunificação das duas Alemanhas, que hoje formam uma única  e pujante nação. Berlim tornou-se a capital da "nova Alemanha" e atualmente é uma cidade harmônica, belíssima e que guarda poucas lembranças daquela época.

Uma das mais marcantes dessas poucas lembranças é a sinalização de trânsito para pedestres com as simpáticas figuras dos Ampelmann. Eles são os símbolos que indicam o momento permitido (quando verdes) e proibido (quando vermelhos) para os pedestres atravessarem as ruas da parte oriental. E andando pelas ruas da cidade praticamente só sabemos se estamos na antiga parte oriental ou ocidental pela presença ou ausência dos Ampelmanns nas esquinas.



E sua silhueta se tornou tão popular que está estampada em camisetas, canecas, chaveiros e até um restaurante e uma loja on-line foram batizados com seu nome.



Posts relacionados:
- A Turix Turismo está em Berlim
- Passeios em Berlim: A Incrível Cúpula do Reichstag
- Berlim é um Paraíso para os Fotógrafos no Outono

A infame piada mencionada no início conta a estória de um brasileiro que foi visitar um primo em Nova York. Sem saber um palavra de inglês e perdido nas ruas da cidade, ligou para o primo que lhe perguntou onde estava. Sem vacilar o brasileiro olhou para as placas na esquina e disse: "Estou na esquina da Walk com a Don´t Walk".

sexta-feira, 9 de março de 2012

Como comprar e como usar o Fastpass nos parques Disney

Recebemos muitas consultas perguntando como comprar e como usar o Fastpass nos parques Disney.
O serviço Fastpass nos parques Disney é grátis, portanto não é necessário nem possível comprar.

Para quem não sabe esse serviço permite "guardar" seu lugar na fila de algumas das mais procuradas atrações dos parques temáticos Disney.

O funcionamento é bastante simples. Deve-se ir até a atração desejada, exemplo Peter Pan´s Flight, procurar a placa Disney´s FASTPASS Distribution ou FASTPASS Tickets perto da entrada e verificar o horário de retorno previsto mostrado no display (Return Time).
O display indicará o horário que você deve retornar para aproveitar a atração usando seu ingresso Fastpass.
Sempre lhe será dada uma janela de uma hora para voltar, exemplo entre 12h55m e 13h55m, portanto você não precisa voltar em um horário exato. Somente no caso dos shows o Fastpass determinará uma apresentação específica.
Se o horário disponível lhe agradar insira seu ingresso do parque na máquina do Fastpass (você pode usar seu ingresso, seu cartão do hotel ou seu passaporte anual Disney).
Um ingreso Fastpass será emitido mostrando o horário de retorno. Assim você pode aproveitar as outras atrações do parque .
No horário marcado volte à entrada exclusiva dos portadores do Fastpass, mostre seu ingresso ao atendente e divirta-se.


Posts relacionados:
Vamos para Disney
Divirta-se de graça na Disney
Orlando, Flórida: ingressos ilegais

quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns Mulheres

Hoje, 8 de Março, comemoramos o Dia Internacional das Pessoas Mais Importantes do Mundo.

Sabem como começou?
Vejam esse interessante artigo na Wikipedia.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Coliseu de Roma será reformado


Foto: EFE
Desde 1999, cada vez que qualquer país do mundo suspende uma execução ou elimina a pena de morte, todos os arcos do Coliseu de Roma se iluminam e ficam acesos durante a noite, uma iniciativa promovida pelas autoridades italianas, pelo Vaticano e por diversas ONGs da Itália.
Pouco restou das lembranças das batalhas navais, das lutas entre gladiadores e das execuções públicas que a cada dia eram realizadas no Coliseu, sob o olhar atento de um povo sedento de diversão, durante seus primeiros 500 anos de história.
O colosso que deu nome ao Coliseu
Também não permaneceu na região o Colosso de Nero, uma estátua de 30 ou 35 metros de altura, fabricada em bronze e dedicada ao imperador romano, que foi a encarregada de dar o apelido de Coliseu ao Anfiteatro Flavio, seu verdadeiro nome, em honra à dinastia de imperadores que ordenaram sua criação no ano 70 d.C.
Os encarregados de unir a antiguidade com os tempos modernos do século XXI sãoalguns homens disfarçados de soldados romanos da época que, vestidos com túnicas vermelhas e brancas, capacetes, espadas e escudos, posam nas fotos dos turistas, em troca de um euro.
A seu redor, não faltam também os pintores de rua, os vendedores ambulantes e as lojinhas de lembranças, nas quais qualquer um pode comprar ímãs para geladeira, chaveiros, esculturas e camisetas com a imagem do Coliseu, um dos monumentos melhor conservados e mais valorizados no mundo todo.
De fato, em 7 de julho de 2007 foi eleito pelos internautas como uma das "Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno", só atrás do templo mexicano de Chichén Itzá, no marco de um concurso organizado pela empresa privada New Open World Corporation.
Embora a maioria dos especialistas concordem em que é um dos monumentos melhor conservados da Roma Clássica, os desmoronamentos acontecidos em seu interior e em outros lugares da Cidade Eterna propiciaram a restauração de algumas de suas áreas.
Os trabalhos de renovação, que criaram certas polêmicas na Itália porque correm a cargo da empresa italiana de calçados Tod's, começarão no mês de setembro e terão um custo aproximado de 25 milhões de euros (cerca de US$ 36 milhões ou cerca de R$ 57,6 milhões).
As obras de restauração
Após as obras, que se estima que durem entre 24 e 36 meses, a superfície visitável do Coliseu será ampliada em 25%. Além disso, as portas do anfiteatro romano não serão fechadas durante os meses das obras, por isso que poderá ser visitado com total normalidade.
Está previsto que se inicie com a restauração das fachadas norte e sul, as galerias e o hipogeu (galerias subterrâneas).
Além disso, o sistema de iluminação de todo o recinto será melhorado e a segurança das instalações revisada, substituindo as cancelas atuais por um novo modelo mais moderno e seguro.
Também se criará um centro de serviços na parte externa do Coliseu de aproximadamente 1.600 metros quadrados, que abrigará as bilheterias, uma livraria, uma cafeteria e vários banheiros, serviços que atualmente ficam dentro do próprio monumento.
Trabalhos de restauração que pretendem que este monumento, desde 1980 declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, possa continuar sendo um ícone da Cidade Eterna e demonstrar que já não é aquele lugar que presenciou a morte de tantas pessoas como resultado dos espetáculos que promovia durante a Roma clássica.
Fonte: Terra