A vitrine do Museu do Chocolate em Colônia, Alemanha
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
sábado, 5 de janeiro de 2013
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Permanece a confusão na devolução de passaportes pelo Consulado Americano
Desde a confirmação da liminar expedida pela 8ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, no sentido de manter a exclusividade dos Correios no serviço de entrega de passaportes no Brasil, praticamente um mês já se passou e o problema continua.
Até o momento a solução encontrada pelo Consulado dos EUA em São Paulo foi abrir processo de agendamento de entrevistas para retirada do passaporte no CASV onde foi dada entra na documentação pela primeira vez.
Isso obriga à uma terceira ida à São Paulo, para quem não mora na cidade.
Pelo menos não é necessário que o próprio titular faça a retirada, podendo ser indicado um terceiro representante para tal. Nesse caso é necessária carta de autorização e uma cópia de identificação do solicitante. Se o terceiro representar um grupo de solicitantes como, por exemplo, trabalhadores temporários, este deve apresentar documentos que comprovem sua representação oficial do grupo e sua própria identificação.
Mas não é tão simples assim.
Quem fez a entrevista há mais de 10 dias úteis ainda não recebeu autorização do Consulado para agendar a data de retirada. E não há previsão. Com a aproximação da temporada de férias isso tem causado certo stress.
Se a data da viagem estiver próxima deve-se ligar para um dos CASVs (telefones aqui).
Ironicamente logo após o Consulado finalmente resolver a questão da demora na solicitação do visto (estava sendo feita em apenas 2 dias), surgiu o problema com a devolução dos passaportes.
domingo, 28 de outubro de 2012
Correios atrasam devolução de passaportes com visto americano
A embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil informam que a devolução de passaportes a solicitantes de visto pode demorar, devido a uma decisão tomada dia 25 de Outubro de 2012 pela 8º Vara da Justiça Federal em São Paulo, que atendeu pedido dos Correios para que a empresa DHL Brasil interrompesse a entrega dos passaportes. A Computer Sciences Corporation (CSC) é uma empresa que o Departamento de Estado contratou para fornecer vários serviços, incluindo a coleta de informações de solicitantes de vistos e operações dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASVs). A empresa DHL Brasil é subcontratada pela CSC para entregar os passaportes. Os Correios entraram na justiça alegando que detém o monopólio desse tipo de serviço no Brasil e portanto a DHL não pode atuar nessa área.
A embaixada e os consulados atualmente recebem em média quatro mil solicitantes por dia. Por isso, a embaixada e os consulados sugerem, se for possível, que solicitantes agendados até 1º novembro considerem reagendar suas entrevistas para uma data posterior pelo site da CSC: http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome. Para os que não puderem reagendar as entrevistas serão mantidas como agendadas na próxima semana. Outras perguntas podem ser direcionadas para: contactus_pt_br@usvisa-info.com. Informações sobre o processo de solicitação de visto podem ser encontradas no site da CSC.
“Estamos trabalhando juntamente com as empresas envolvidas para solucionar a questão e também para encontrar alternativas e retomar as entregas. Pedimos a paciência e compreensão dos brasileiros. Divulgaremos mais informações assim que o caso tiver atualizações”, diz o comunicado da missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
sábado, 15 de setembro de 2012
Nadando no ar ou voando na água
Essa piscina no Hotel Holiday Inn Pudong Kangqiao em Shangai, China, é ao mesmo tempo linda e desafiadora. Sua maior parte é coberta e elegante, como se pode ver na foto abaixo.
Apesar de não estarem visíveis na foto há trechos do fundo da piscina que são de vidro. É possível ver os andares abaixo.
Mas o verdadeiro desafio está na parte ao ar livre da piscina, em balanço, suspensa a 24 andares de altura. E por isso o título do post.
Como é sempre mantida muito limpa e foi feita com vidro de ótima transparência, basta um óculos de natação para ver as pessoas e carros passando na rua abaixo da piscina.
Apesar de não estarem visíveis na foto há trechos do fundo da piscina que são de vidro. É possível ver os andares abaixo.
Mas o verdadeiro desafio está na parte ao ar livre da piscina, em balanço, suspensa a 24 andares de altura. E por isso o título do post.
Como é sempre mantida muito limpa e foi feita com vidro de ótima transparência, basta um óculos de natação para ver as pessoas e carros passando na rua abaixo da piscina.
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Fernando de Noronha continua um paraíso mas...
Vai ficar um pouquinho mais caro a partir de 22 de Setembro.
O Parnamar (Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha) informou que a partir dessa data cobrará R$ 65,00 de brasileiros por um ingresso que dá direito a permanecer no arquipélago até 10 dias consecutivos. Para estrangeiros o mesmo ingresso custará R$ 130,00.
Há isenções para visitantes maiores de 60 anos (apenas brasileiros) e crianças até 11 anos com documento comprobatório, moradores regularizados de Fernando de Noronha, parentes de 1º e 2º grau de moradores, funcionários de entidades públicas distrital, estadual, federal a serviço no destino e pesquisadores com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O comunicado do Parnamar diz ainda que esse ingresso não substitui a Taxa de Preservação Ambiental que continuará sendo cobrada.
Prossegue afirmando que o interessado deve adquirir o ingresso antecipadamente pelo site http://www.parnanoronha.com.br, imprimir o voucher gerado pelo site e apresentá-lo em locais pré-determinados para a retirada do cartão de acesso.
Mas até o momento dessa postagem o tal site constava como "Em Construção".
Conheça nossos pacotes para Fernando de Noronha e outros destinos em http://turix.com.br/pacotes-nacionais.htm
sábado, 8 de setembro de 2012
Tudo de Bom É...
O primeiro dessa nova série vai para o Sundae de Gengibre da Sorveteria Sérgio, do amigo Sávio, de Caraguatatuba, SP.
De dieta? Fique longe. Sarado? Hora de relaxar.
De dieta? Fique longe. Sarado? Hora de relaxar.
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
domingo, 15 de julho de 2012
Prêmio Melhores Cias. Aéreas do Mundo em 2012
Anualmente a Skytrax, empresa de consultadoria do Reino Unido, analisa o mercado da aviação com o objetivo de eleger a melhor companhia aérea, melhor serviço de equipe de bordo, melhor sala vip, e outros aspectos desta indústria.
Os resultados de 2011 foram postados aqui no nosso blog. Para ver o post clique aqui.
Essa semana, durante o Salão Aeronáutico de Farnborough, foram divulgados os vencedores de 2012.
E a grande vencedora, na categoria melhor cia. aéreao do mundo em 2012, foi a Qatar Airways. Trata-se de um bicampeonato, já que a Qatar também venceu em 2011.
As 10 melhores cias. aéreas do mundo, segundo a Skytrax, são:
Destas, 4 voam para o Brasil (Qatar, Singapore, Turkish e Emirates).
Todas estavam entre as 10 melhores no ano passado também.
Entre as 10 primeiras colocadas 3 são do Oriente Médio, 6 são da Ásia e 1, a Turkish Airlines, fica em um país que é parte Ásia, parte Europa, mas também considerado Oriente Médio. Portanto outra vez nenhuma cia. aérea americana nem europeia se classificou entre as 10 primeiras.
As cias. aéreas brasileiras se destacaram somente na premiação regional, sendo a Tam a bicampeã na categoria Melhor Cia. Aérea da América do Sul, seguida pela Lan, com quem a brasileira formalizou sua fusão. O terceiro lugar na região foi conquistado pela Azul.
A Tam também voltou a ganhar pela Excelência de Serviços da Equipe, e mais uma vez foi seguida pela Lan.
A Trip (que foi recentemente comprada pela Azul) novamente ganhou como Melhor Cia. Aérea Regional da América do Sul e a Azul repetiu a vitória como a Melhor Low-Cost do continente.
No geral o prêmio de melhor classe executiva ficou com a Cathay Pacific, de melhor classe econômica com a Singapore, melhor primeira classe com a Etihad e a melhor classe econômica superior com a Qantas.
A metodologia da pesquisa foi semelhante à do ano anterior, tendo sido consultados quase 19 milhões de passageiros em mais de 100 países durante 10 meses. Praticamente 200 cias. aéreas foram mencionadas e avaliadas sobre 38 itens diferentes entre produtos e serviços.
Para a lista completa visite o site oficial (em inglês) da Sktrax http://www.worldairlineawards.com
Os resultados de 2011 foram postados aqui no nosso blog. Para ver o post clique aqui.
Essa semana, durante o Salão Aeronáutico de Farnborough, foram divulgados os vencedores de 2012.
E a grande vencedora, na categoria melhor cia. aéreao do mundo em 2012, foi a Qatar Airways. Trata-se de um bicampeonato, já que a Qatar também venceu em 2011.
As 10 melhores cias. aéreas do mundo, segundo a Skytrax, são:
1 | Qatar Airways |
2 | Asiana Airlines |
3 | Singapore Airlines |
4 | Cathay Pacific Airways |
5 | Ana |
6 | Etihad Airways |
7 | Turkish Airlines |
8 | Emirates |
9 | Thai Airways International |
10 | Malaysia Airlines |
Destas, 4 voam para o Brasil (Qatar, Singapore, Turkish e Emirates).
Todas estavam entre as 10 melhores no ano passado também.
Entre as 10 primeiras colocadas 3 são do Oriente Médio, 6 são da Ásia e 1, a Turkish Airlines, fica em um país que é parte Ásia, parte Europa, mas também considerado Oriente Médio. Portanto outra vez nenhuma cia. aérea americana nem europeia se classificou entre as 10 primeiras.
As cias. aéreas brasileiras se destacaram somente na premiação regional, sendo a Tam a bicampeã na categoria Melhor Cia. Aérea da América do Sul, seguida pela Lan, com quem a brasileira formalizou sua fusão. O terceiro lugar na região foi conquistado pela Azul.
A Tam também voltou a ganhar pela Excelência de Serviços da Equipe, e mais uma vez foi seguida pela Lan.
A Trip (que foi recentemente comprada pela Azul) novamente ganhou como Melhor Cia. Aérea Regional da América do Sul e a Azul repetiu a vitória como a Melhor Low-Cost do continente.
No geral o prêmio de melhor classe executiva ficou com a Cathay Pacific, de melhor classe econômica com a Singapore, melhor primeira classe com a Etihad e a melhor classe econômica superior com a Qantas.
A metodologia da pesquisa foi semelhante à do ano anterior, tendo sido consultados quase 19 milhões de passageiros em mais de 100 países durante 10 meses. Praticamente 200 cias. aéreas foram mencionadas e avaliadas sobre 38 itens diferentes entre produtos e serviços.
Para a lista completa visite o site oficial (em inglês) da Sktrax http://www.worldairlineawards.com
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Tam sairá da Star Alliance, como ficam suas milhas?
A brasileira Tam e a chilena Lan estão em processo de fusão submetido à exigências do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile.
Uma dessas exigências diz respeito às alianças entre cias. aéreas. A Tam faz parte da Star Alliance e a Lan faz parte da oneworld.
A Latan, empresa resultante da fusão, deverá escolher entre uma das duas alianças, ou mesmo uma terceira aliança, desde que, a aliança escolhida não inclua o grupo Avianca/ Taca. E exatamente este grupo passou a fazer parte da Star Alliance ontem, juntamente com a Copa Airlines do Panamá.
Dessa forma as opções para a Latan seriam a oneworld (o nome oficial da aliança é escrito todo em minúsculas) ou uma outra aliança que não a Star Alliance. Como a Lan é membro fundadora da oneworld, essa certamente será a escolhida.
E para quem tem milhas Tam, o que isso significa?
Para quem pretende usar milhas nos voos Tam nada muda. Para quem pretende usar milhas nas parceiras da Star Alliance muita coisa muda.
Em breve as milhas não poderão mais ser usadas nas cias. parceiras como Lufthansa, Tap, United Airlines, Singapore Airlines, Air Canada, etc. De fato já sentimos uma resistência dessas cias. aéreas nesse sentido, mesmo sem a comunicação oficial ter sido feita.
O mesmo vale para o acúmulo de milhas. Não é do interesse dessas cias. aéreas que pessoas a bordo de seus aviões acumulem milhas em um programa que as levará a voar com concorrentes de outra aliança.
Mas afinal, há ganhos ou perdas?
A resposta à essa pergunta depende de como se acumula e como se pretende usar as milhas.
Quem costuma usar Lufthansa, por exemplo, e acumula milhas no programa Fidelidade da Tam, terá que escolher outro programa para acumular suas milhas.
As opções passam a ser os programas das cias. aéreas da Star Alliance (clique no link para ver a lista de participantes) ou o programa da própria aliança, que não está atrelado a uma cia. aérea específica mas que pode ser usado para acumular e usar milhas em qualquer uma delas.
Normalmente estando atrelado a uma cia. aérea específica consegue-se mais benefícios quando se pretende usar milhas naquela cia.
E a entrada da Avianca/ Taca na Star Alliance?
A Avianca é uma empresa colombiana e é a mais antiga cia. aérea da América Latina. A Taca é uma empresa formada pela união de algumas cias. aéreas da América Central, ou caribenhas como elas preferem dizer. Entre elas a costa-riquenha Lacsa. Para o Brasil a Taca opera via Lima, Perú. Mas, San José, Costa Rica, é um importante centro de conexões da cia.
O grupo Avianca/ Taca foi formado pela união das duas após ambas terem sido compradas por um grupo brasileiro chamado Sinergy. Esse mesmo grupo já era proprietário da OceanAir e por isso o nome dessa última foi alterado para Avianca Brasil. Mas apesar de pertencerem ao mesmo grupo e terem o mesmo nome a Avianca Brasil ainda opera independente da Avianca/ Taca. Tão independente que os voos da Avianca Brasil ainda não estão ajustados para servirem de conexões para os voos internacionais do grupo. Quando alguém de, digamos, Porto Alegre precisa embarcar em um voo da Avianca para Bogotá, a conexão é geralmente feita com Tam ou Gol. Obviamente espera-se que isso mude com o tempo. A lógica indica para a entrada da Avianca Brasil na Star Alliance, embora pareça, por questões operacionais, que isso ainda deve demandar algum tempo.
Já a Gol, que atualmente não pertence a qualquer aliança, provavelmente virá a se aliar à Skyteam. Isso porque a Delta Airlines, membro fundadora da Skyteam, comprou no ano passado uma participação na Gol por US$ 100 milhões. Provavelmente o contrato de compra tem alguma cláusula de bloqueio de entrada em outra aliança.
No mercado nacional resta a Azul, que ganhou ainda mais relevância após a recente compra da Trip Linhas Aéreas. Mas a Azul segue o mesmo modelo da americana JetBlue. Ambas foram fundadas pela mesma pessoa, David Neeleman. A Azul ainda é bem jovem, tem pouco mais de 3 anos, mas a JetBlue foi fundada em 1998 e não faz parte nem sinaliza ter intenção de fazer parte de qualquer aliança. Portanto acredita-se que a Azul terá postura semelhante.
E quais as principais diferenças entre as alianças?
Para os brasileiros é interessante, por razões óbvias, acumular milhas em cias. aéreas que tenham voos no Brasil ou que tenham aliança com cias. aéreas que tenham voos no Brasil.
No momento somente a Tam, ainda na Star Alliance, preenche esses requisitos. Com a mudança para a oneworld essa situação se manterá mas os parceiros serão outros.
A Star Alliance é uma aliança bem maior, com 27 cias. aéreas participantes, contra 12 (14 em breve) da oneworld e 16 da Skyteam. Esses números ainda não consideram a mudança da Tam mas já consideram a entrada da Avianca/ Taca e da Copa Airlines na Star Alliance.
Além de ser a maior essa aliança inclui cias. aéreas importantes para os brasileiros. É o caso da portuguesa Tap, que tem o maior número de voos entre Brasil e Europa dentre todas as cias. aéreas. Também a Lufthansa que oferece muitas conexões via Alemanha para diversos países da Europa e ligações com a Ásia. Há ainda a Turkish e a Singapore com opções para Oriente Médio e Ásia, além da South African oferecendo voos para o continente africano e ramificações para a Ásia. Em direção à América do Norte as opções são várias. As principais são a United Airlines e a US Airways, ambas americanas, e a Air Canada, única cia. aérea com voos diretos do Brasil para o Canadá.
Mas, desde ontem também pode-se chegar ao continente norte-americano com a Avianca/ Taca e com a Copa. Essas mesmas empresas também abrem o leque de opções para os brasileiros que queiram viajar ao Caribe.
O ponto fraco da Star Alliance é justamente a ligação entre o Brasil e os países da América do Sul. E esse ponto ficará ainda mais fraco com a saída da Tam. Além disso. sem a Tam, a aliança ficará também sem opção de voos dentro do Brasil, pelo menos até que a integração da Avianca Brasil seja feita ou que outra opção seja oferecida.
No caso da oneworld, os principais destinos são Estados Unidos com American Airlines e Europa com Iberia e British Airways. A Lan oferece algumas opções para América do Sul, que será reforçada com a entrada da Tam e da mesma forma passará a ter um parceiro importante nos voos dentro do Brasil.
Já a Skyteam tem sua força de atuação entre Brasil e Europa com Air France, KLM e Alitalia. Em direção à América do Norte a operação é feita pela Delta Airlines com opção também pela Aeromexico, via Cidade do México. Também faz parte dessa aliança a Korean Airlines que liga o Brasil à Ásia via Los Angeles e Seul.
Resumindo, muita coisa vai mudar para boa parte dos viajantes frequentes brasileiros. Mas,
provavelmente a Tam divulgará uma período de transição para seus clientes poderem se ajustar às mudanças.
Uma dessas exigências diz respeito às alianças entre cias. aéreas. A Tam faz parte da Star Alliance e a Lan faz parte da oneworld.
A Latan, empresa resultante da fusão, deverá escolher entre uma das duas alianças, ou mesmo uma terceira aliança, desde que, a aliança escolhida não inclua o grupo Avianca/ Taca. E exatamente este grupo passou a fazer parte da Star Alliance ontem, juntamente com a Copa Airlines do Panamá.
Dessa forma as opções para a Latan seriam a oneworld (o nome oficial da aliança é escrito todo em minúsculas) ou uma outra aliança que não a Star Alliance. Como a Lan é membro fundadora da oneworld, essa certamente será a escolhida.
E para quem tem milhas Tam, o que isso significa?
Para quem pretende usar milhas nos voos Tam nada muda. Para quem pretende usar milhas nas parceiras da Star Alliance muita coisa muda.
Em breve as milhas não poderão mais ser usadas nas cias. parceiras como Lufthansa, Tap, United Airlines, Singapore Airlines, Air Canada, etc. De fato já sentimos uma resistência dessas cias. aéreas nesse sentido, mesmo sem a comunicação oficial ter sido feita.
O mesmo vale para o acúmulo de milhas. Não é do interesse dessas cias. aéreas que pessoas a bordo de seus aviões acumulem milhas em um programa que as levará a voar com concorrentes de outra aliança.
Mas afinal, há ganhos ou perdas?
A resposta à essa pergunta depende de como se acumula e como se pretende usar as milhas.
Quem costuma usar Lufthansa, por exemplo, e acumula milhas no programa Fidelidade da Tam, terá que escolher outro programa para acumular suas milhas.
As opções passam a ser os programas das cias. aéreas da Star Alliance (clique no link para ver a lista de participantes) ou o programa da própria aliança, que não está atrelado a uma cia. aérea específica mas que pode ser usado para acumular e usar milhas em qualquer uma delas.
Normalmente estando atrelado a uma cia. aérea específica consegue-se mais benefícios quando se pretende usar milhas naquela cia.
E a entrada da Avianca/ Taca na Star Alliance?
A Avianca é uma empresa colombiana e é a mais antiga cia. aérea da América Latina. A Taca é uma empresa formada pela união de algumas cias. aéreas da América Central, ou caribenhas como elas preferem dizer. Entre elas a costa-riquenha Lacsa. Para o Brasil a Taca opera via Lima, Perú. Mas, San José, Costa Rica, é um importante centro de conexões da cia.
O grupo Avianca/ Taca foi formado pela união das duas após ambas terem sido compradas por um grupo brasileiro chamado Sinergy. Esse mesmo grupo já era proprietário da OceanAir e por isso o nome dessa última foi alterado para Avianca Brasil. Mas apesar de pertencerem ao mesmo grupo e terem o mesmo nome a Avianca Brasil ainda opera independente da Avianca/ Taca. Tão independente que os voos da Avianca Brasil ainda não estão ajustados para servirem de conexões para os voos internacionais do grupo. Quando alguém de, digamos, Porto Alegre precisa embarcar em um voo da Avianca para Bogotá, a conexão é geralmente feita com Tam ou Gol. Obviamente espera-se que isso mude com o tempo. A lógica indica para a entrada da Avianca Brasil na Star Alliance, embora pareça, por questões operacionais, que isso ainda deve demandar algum tempo.
Já a Gol, que atualmente não pertence a qualquer aliança, provavelmente virá a se aliar à Skyteam. Isso porque a Delta Airlines, membro fundadora da Skyteam, comprou no ano passado uma participação na Gol por US$ 100 milhões. Provavelmente o contrato de compra tem alguma cláusula de bloqueio de entrada em outra aliança.
No mercado nacional resta a Azul, que ganhou ainda mais relevância após a recente compra da Trip Linhas Aéreas. Mas a Azul segue o mesmo modelo da americana JetBlue. Ambas foram fundadas pela mesma pessoa, David Neeleman. A Azul ainda é bem jovem, tem pouco mais de 3 anos, mas a JetBlue foi fundada em 1998 e não faz parte nem sinaliza ter intenção de fazer parte de qualquer aliança. Portanto acredita-se que a Azul terá postura semelhante.
E quais as principais diferenças entre as alianças?
Para os brasileiros é interessante, por razões óbvias, acumular milhas em cias. aéreas que tenham voos no Brasil ou que tenham aliança com cias. aéreas que tenham voos no Brasil.
No momento somente a Tam, ainda na Star Alliance, preenche esses requisitos. Com a mudança para a oneworld essa situação se manterá mas os parceiros serão outros.
A Star Alliance é uma aliança bem maior, com 27 cias. aéreas participantes, contra 12 (14 em breve) da oneworld e 16 da Skyteam. Esses números ainda não consideram a mudança da Tam mas já consideram a entrada da Avianca/ Taca e da Copa Airlines na Star Alliance.
Além de ser a maior essa aliança inclui cias. aéreas importantes para os brasileiros. É o caso da portuguesa Tap, que tem o maior número de voos entre Brasil e Europa dentre todas as cias. aéreas. Também a Lufthansa que oferece muitas conexões via Alemanha para diversos países da Europa e ligações com a Ásia. Há ainda a Turkish e a Singapore com opções para Oriente Médio e Ásia, além da South African oferecendo voos para o continente africano e ramificações para a Ásia. Em direção à América do Norte as opções são várias. As principais são a United Airlines e a US Airways, ambas americanas, e a Air Canada, única cia. aérea com voos diretos do Brasil para o Canadá.
Mas, desde ontem também pode-se chegar ao continente norte-americano com a Avianca/ Taca e com a Copa. Essas mesmas empresas também abrem o leque de opções para os brasileiros que queiram viajar ao Caribe.
O ponto fraco da Star Alliance é justamente a ligação entre o Brasil e os países da América do Sul. E esse ponto ficará ainda mais fraco com a saída da Tam. Além disso. sem a Tam, a aliança ficará também sem opção de voos dentro do Brasil, pelo menos até que a integração da Avianca Brasil seja feita ou que outra opção seja oferecida.
No caso da oneworld, os principais destinos são Estados Unidos com American Airlines e Europa com Iberia e British Airways. A Lan oferece algumas opções para América do Sul, que será reforçada com a entrada da Tam e da mesma forma passará a ter um parceiro importante nos voos dentro do Brasil.
Já a Skyteam tem sua força de atuação entre Brasil e Europa com Air France, KLM e Alitalia. Em direção à América do Norte a operação é feita pela Delta Airlines com opção também pela Aeromexico, via Cidade do México. Também faz parte dessa aliança a Korean Airlines que liga o Brasil à Ásia via Los Angeles e Seul.
Resumindo, muita coisa vai mudar para boa parte dos viajantes frequentes brasileiros. Mas,
provavelmente a Tam divulgará uma período de transição para seus clientes poderem se ajustar às mudanças.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Pagamentos com cartões de crédito serão cobrados pelas cias. aéreas
Ao comprar uma passagem aérea em alguns países (no Brasil ainda não) e pagar com cartão de crédito , o cliente também paga uma taxa pela operação.
As cias. aéreas Iberia,British Airways e Lufthansa estão cobrando uma taxa de EUR 4,50 para voos domésticos e EUR 7,50 para voos internacionais. Dizem que isso é devido aos gastos gerados por esse meio de pagamento. A taxa não se aplica, ainda, para pagamentos com cartões de débito.
A Lufthansa já cobra para emissões realizadas na Alemanha, Suíça, Áustria, Bélgica e Reino Unido. A Iberia, por enquanto, cobra apenas para emissões feitas na Espanha. Como desde a fusão entre ambas a Iberia é a emissorade passagens da British Airways no território espanhol, nos bilhetes dessa última também é cobrada a taxa.
Mas isso não é invenção dessas cias. aéreas. Essa cobrança começou com as chamadas cias. aéreas "low cost", como a Easyjet, por exemplo. Ela cobra EUR 6,00 ou 2,5% sobre o valor da transação, o que for maior.
As cias. aéreas Iberia,
A Lufthansa já cobra para emissões realizadas na Alemanha, Suíça, Áustria, Bélgica e Reino Unido. A Iberia, por enquanto, cobra apenas para emissões feitas na Espanha. Como desde a fusão entre ambas a Iberia é a emissora
Mas isso não é invenção dessas cias. aéreas. Essa cobrança começou com as chamadas cias. aéreas "low cost", como a Easyjet, por exemplo. Ela cobra EUR 6,00 ou 2,5% sobre o valor da transação, o que for maior.
terça-feira, 24 de abril de 2012
Visto americano terá novo procedimento a partir de 30 de Abril de 2012
Os EUA divulgaram que simplificarão os procedimentos de solicitação de visto a partir do próximo dia 30 de abril.
Serão criados centros de atendimento aos solicitantes de vistos (CASV’s) em capitais brasileiras, aparentemente semelhantes aos já usados pelo Canadá, para simplificar o processo de solicitação de visto. Veja a íntegra do comunicado:
Embaixada e consulados dos EUA mudam processo
de solicitação de visto a partir de 30 de abril
A partir de 30 de abril de 2012, a Missão Diplomática dos Estados Unidos mudará o processo de solicitação de visto no Brasil. Solicitantes poderão obter informações sobre vistos e agendar entrevistas através de um novo Call Center ou de um novo site que serão lançados na mesma data: http://brazil.usvisa-info.com/.
No dia 7 de maio de 2012, serão abertos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV’s) em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses centros coletarão os dados biométricos de solicitantes antes do comparecimento a um dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife e da embaixada dos EUA em Brasília. O novo sistema será mais barato e os centros funcionarão em horário flexível nos dias úteis e abrirão inclusive aos domingos. A expectativa é que esses centros reforçarão o nosso compromisso de atender à crescente demanda por vistos, ou seja, reduzir o tempo de espera e tornar o processo mais conveniente para os solicitantes.
Atualmente, cada solicitante paga 38,00 reais para o agendamento da entrevista, 160,00 dólares pela taxa de solicitação de visto (MRV) e um valor aproximado de 40,00 reais pelo serviço de entrega do passaporte com o visto. Após 30 de abril, o solicitante pagará uma taxa única de 160,00 dólares que incluirá o agendamento da entrevista, taxa de solicitação de visto (MRV) e a entrega do passaporte.
No dia 30 de abril, cada solicitante de visto com entrevista já agendada receberá um e-mail com as instruções de como proceder. Solicitante que não receber esse e-mail poderá ter acesso às instruções através do o site.
A partir de 30 de abril, os solicitantes deverão seguir essas instruções para solicitação de visto:
1. Preencher o formulário DS-160: https://ceac.state.gov/genniv
2. Pagar a taxa de solicitação de visto de 160,00 dólares (taxa única). O pagamento poderá ser efetuado com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto bancário. Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou para envio do passaporte.
3. Agendar a entrevista pelo site ou pelo Call Center.
4. Comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5x7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento. Informações sobre os requisitos para imagens digitais: Fotos digitais do Departamento de Estado
5. Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.
6. Solicitantes qualificados ao visto poderão receber o passaporte com visto em domicílio ou em local pré-escolhido.
Os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto reforçam o nosso compromisso de melhorar o processo de solicitação de visto e de oferecer aos brasileiros um serviço consular cada vez mais eficaz.
Mais informações sobre o novo processo de visto, visite o site: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/faqs_gss.html
Até a entrada em vigor do novo sistema, 30 de abril de 2012, os solicitantes deverão continuar usando o processo existente para marcar entrevistas. Os números de telefone e o endereço do novo site serão divulgados na página da missão diplomática dos EUA no Brasil antes da data do seu lançamento.
Os CASV’s serão criados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. Os endereços completos serão divulgados nos próximos dias, mas os dois CAV’s da capital paulista - que abrirão também aos domingos das 13h00 às 18h00 - que entrarão em funcionamento no dia 7 de maio, são:
· Na Saúde: rua José Maria Whitaker, 370;
· Em Pinheiros: rua São Gualter, 308.
Serão criados centros de atendimento aos solicitantes de vistos (CASV’s) em capitais brasileiras, aparentemente semelhantes aos já usados pelo Canadá, para simplificar o processo de solicitação de visto. Veja a íntegra do comunicado:
Embaixada e consulados dos EUA mudam processo
de solicitação de visto a partir de 30 de abril
A partir de 30 de abril de 2012, a Missão Diplomática dos Estados Unidos mudará o processo de solicitação de visto no Brasil. Solicitantes poderão obter informações sobre vistos e agendar entrevistas através de um novo Call Center ou de um novo site que serão lançados na mesma data: http://brazil.usvisa-info.com/.
No dia 7 de maio de 2012, serão abertos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV’s) em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Esses centros coletarão os dados biométricos de solicitantes antes do comparecimento a um dos consulados em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife e da embaixada dos EUA em Brasília. O novo sistema será mais barato e os centros funcionarão em horário flexível nos dias úteis e abrirão inclusive aos domingos. A expectativa é que esses centros reforçarão o nosso compromisso de atender à crescente demanda por vistos, ou seja, reduzir o tempo de espera e tornar o processo mais conveniente para os solicitantes.
Atualmente, cada solicitante paga 38,00 reais para o agendamento da entrevista, 160,00 dólares pela taxa de solicitação de visto (MRV) e um valor aproximado de 40,00 reais pelo serviço de entrega do passaporte com o visto. Após 30 de abril, o solicitante pagará uma taxa única de 160,00 dólares que incluirá o agendamento da entrevista, taxa de solicitação de visto (MRV) e a entrega do passaporte.
No dia 30 de abril, cada solicitante de visto com entrevista já agendada receberá um e-mail com as instruções de como proceder. Solicitante que não receber esse e-mail poderá ter acesso às instruções através do o site.
A partir de 30 de abril, os solicitantes deverão seguir essas instruções para solicitação de visto:
1. Preencher o formulário DS-160: https://ceac.state.gov/genniv
2. Pagar a taxa de solicitação de visto de 160,00 dólares (taxa única). O pagamento poderá ser efetuado com cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto bancário. Não haverá mais uma taxa separada para agendamento ou para envio do passaporte.
3. Agendar a entrevista pelo site ou pelo Call Center.
4. Comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5x7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento. Informações sobre os requisitos para imagens digitais: Fotos digitais do Departamento de Estado
5. Comparecer à entrevista, se for solicitado, na embaixada ou em um dos consulados. Solicitantes deverão apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.
6. Solicitantes qualificados ao visto poderão receber o passaporte com visto em domicílio ou em local pré-escolhido.
Os Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto reforçam o nosso compromisso de melhorar o processo de solicitação de visto e de oferecer aos brasileiros um serviço consular cada vez mais eficaz.
Mais informações sobre o novo processo de visto, visite o site: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/faqs_gss.html
Até a entrada em vigor do novo sistema, 30 de abril de 2012, os solicitantes deverão continuar usando o processo existente para marcar entrevistas. Os números de telefone e o endereço do novo site serão divulgados na página da missão diplomática dos EUA no Brasil antes da data do seu lançamento.
Os CASV’s serão criados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Belo Horizonte. Os endereços completos serão divulgados nos próximos dias, mas os dois CAV’s da capital paulista - que abrirão também aos domingos das 13h00 às 18h00 - que entrarão em funcionamento no dia 7 de maio, são:
· Na Saúde: rua José Maria Whitaker, 370;
· Em Pinheiros: rua São Gualter, 308.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Policiais federais preparam operação-padrão em aeroportos para 5ª feira
Policiais federais prometem fazer na próxima quinta-feira, dia 19, uma operação-padrão nos aeroportos brasileiros como forma de protesto contra as terceirizações em funções exclusivas da Polícia Federal (PF). De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcos Wink, o objetivo é chamar a atenção do governo sem trazer prejuízos aos usuários dos aeroportos. (Nota da Turix: ??!!)
Wink disse que as funções exclusivas da Polícia Federal estão sendo paulatinamente terceirizadas pelo governo. "O terceirizado não pode ser usado nem para as atividades-meio na PF, quanto mais para as atividades-fim. Estão tentando terceirizar as pessoas para exercer uma atividade de policial, como autorizar a entrada de estrangeiros no País."
No dia da operação-padrão, os policiais vão alertar a população para a insegurança nos aeroportos e checar a documentação e bagagens de todos os passageiros que desembarcarem ou embarcarem no País. "Esse trabalho deveria ser rotineiro, mas por falta de efetivo não é feito. A gente está fazendo isso para mostrar a precarização do serviço da Polícia Federal."
Fonte: Estado de S. Paulo
Wink disse que as funções exclusivas da Polícia Federal estão sendo paulatinamente terceirizadas pelo governo. "O terceirizado não pode ser usado nem para as atividades-meio na PF, quanto mais para as atividades-fim. Estão tentando terceirizar as pessoas para exercer uma atividade de policial, como autorizar a entrada de estrangeiros no País."
No dia da operação-padrão, os policiais vão alertar a população para a insegurança nos aeroportos e checar a documentação e bagagens de todos os passageiros que desembarcarem ou embarcarem no País. "Esse trabalho deveria ser rotineiro, mas por falta de efetivo não é feito. A gente está fazendo isso para mostrar a precarização do serviço da Polícia Federal."
Fonte: Estado de S. Paulo
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Cirque du Soleil define show que susbtituirá Elvis em Las Vegas
O espetáculo Zarkana voltará a ser exibido de Junho a Setembro no Radio City Music Hall em New York, onde estreou em Junho de 2011.
Em Outubro algumas apresentações prévias serão feitas em Las Vegas.
E em Novembro será feita a abertura oficial do novo show fixo da cidade dos cassinos.
Zarkana é uma ópera rock acrobática que une as artes circenses com o surreal para criar um mundo onde a virtude física anda lado a lado com o extraordinário. A estória segue Zark, um mágico que perdeu seus poderes e o amor de sua vida, em um teatro abandonado repleto de personagens saídos das paredes e de acrobatas incomparáveis. Ele se defronta com as Mutantes, quatro sereias tão sinistras quanto fabulosas, que estão determinadas a afastar Zark de sua busca.
Esse novo espetáculo do Cirque du Soleil substituirá Viva Elvis, que será cancelado por falta de público, conforme informamos em nosso blog.
Consulte a Turix Turismo para adquirir ingressos para esse e outros espetáculos.
Em Outubro algumas apresentações prévias serão feitas em Las Vegas.
E em Novembro será feita a abertura oficial do novo show fixo da cidade dos cassinos.
Zarkana é uma ópera rock acrobática que une as artes circenses com o surreal para criar um mundo onde a virtude física anda lado a lado com o extraordinário. A estória segue Zark, um mágico que perdeu seus poderes e o amor de sua vida, em um teatro abandonado repleto de personagens saídos das paredes e de acrobatas incomparáveis. Ele se defronta com as Mutantes, quatro sereias tão sinistras quanto fabulosas, que estão determinadas a afastar Zark de sua busca.
Esse novo espetáculo do Cirque du Soleil substituirá Viva Elvis, que será cancelado por falta de público, conforme informamos em nosso blog.
Consulte a Turix Turismo para adquirir ingressos para esse e outros espetáculos.
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Gol vai cobrar pela barrinha de cereais
A cia. aérea Gol vai começar a cobrar pelo serviço de bordo nos voos considerados mais longos (acima de 01h15m). E os voos mais curtos não terão serviço algum, exceto água, que continua grátis em todos os voos, pelo que se entende do comunicado divulgado pela empresa.
Vale lembrar que a Gol teve prejuízo acima de R$ 600 milhões em 2011.
Leia abaixo o comunicado oficial divulgado pela cia. aérea:
"A Gol informa que desde o dia 16 de março suspendeu o serviço de bordo gratuito nos voos que oferecem a opção de serviço de bordo pago. O novo sistema vem em linha com o plano de negócios da Gol e é amplamente utilizado em companhias americanas e europeias. Hoje, cerca de 180 voos da companhia possuem o serviço de bordo pago. O projeto esta em plena expansão e prevê, até o final deste semestre, a implantação na maior parte das rotas com duração acima de 1h15 de voo. O serviço de venda a bordo foi implantado pela Gol de forma pioneira em 2009.
Com o serviço de bordo pago o cliente tem mais facilidade e variedade de escolha para consumo durante o voo. Entre os produtos oferecidos estão sanduíches, snacks, bebidas quentes, cervejas, refrigerantes, sucos, entre outros. A água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar.
Os pagamentos são realizados a bordo, durante o voo, e por enquanto só podem ser feitos em dinheiro na moeda nacional. A companhia esta trabalhando para oferecer, em breve, a possibilidade de pagamento com cartões de crédito.
Atenciosamente,
Gol Linhas Aéreas"
Vale lembrar que a Gol teve prejuízo acima de R$ 600 milhões em 2011.
Leia abaixo o comunicado oficial divulgado pela cia. aérea:
"A Gol informa que desde o dia 16 de março suspendeu o serviço de bordo gratuito nos voos que oferecem a opção de serviço de bordo pago. O novo sistema vem em linha com o plano de negócios da Gol e é amplamente utilizado em companhias americanas e europeias. Hoje, cerca de 180 voos da companhia possuem o serviço de bordo pago. O projeto esta em plena expansão e prevê, até o final deste semestre, a implantação na maior parte das rotas com duração acima de 1h15 de voo. O serviço de venda a bordo foi implantado pela Gol de forma pioneira em 2009.
Com o serviço de bordo pago o cliente tem mais facilidade e variedade de escolha para consumo durante o voo. Entre os produtos oferecidos estão sanduíches, snacks, bebidas quentes, cervejas, refrigerantes, sucos, entre outros. A água será dada gratuitamente ao cliente que solicitar.
Os pagamentos são realizados a bordo, durante o voo, e por enquanto só podem ser feitos em dinheiro na moeda nacional. A companhia esta trabalhando para oferecer, em breve, a possibilidade de pagamento com cartões de crédito.
Atenciosamente,
Gol Linhas Aéreas"
terça-feira, 10 de abril de 2012
Visto americano: perto do fim?
A presidenta Dilma Rousseff acertou ontem, 09 de Abril, nos Estados Unidos, com o presidente Barack Obama, alguns pontos que podem levar ao fim da exigência de vistos americanos para brasileiros que queiram visitar os EUA. Ainda deve levar algum tempo para acontecer mas certamente o caminho começou a ser trilhado.
Alguns meses atrás Barack Obama determinou que as emissões de vistos fossem agilizadas para os cidadãos brasileiros. Apesar de uma pequena melhora nos prazos a verdadeira medida que deve tornar mais fácil e rápida a obtenção dos vistos foi anunciada ontem, quando o governo americano afirmou que abrirá consulados em Porto Alegre e Belo Horizonte, a partir de 2014. Isso vai desafogar o movimento nos consulados de São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente. Também evitará deslocamentos de muitos dos candidatos ao visto.
Mas a grande notícia mesmo foi o compromisso de ambos governos de trabalharem em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos (Visa Waiver) e da legislação brasileira aplicável, de maneira a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto.
O comunicado oficial, em português, pode ser lido no site oficial da Casa Branca:
http://www.whitehouse.gov/sites/default/files/04-09-12_Comunicado_Conjunto_EEUU-Brasil_FINAL_PORTUGUESE.pdf
Alguns meses atrás Barack Obama determinou que as emissões de vistos fossem agilizadas para os cidadãos brasileiros. Apesar de uma pequena melhora nos prazos a verdadeira medida que deve tornar mais fácil e rápida a obtenção dos vistos foi anunciada ontem, quando o governo americano afirmou que abrirá consulados em Porto Alegre e Belo Horizonte, a partir de 2014. Isso vai desafogar o movimento nos consulados de São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente. Também evitará deslocamentos de muitos dos candidatos ao visto.
Mas a grande notícia mesmo foi o compromisso de ambos governos de trabalharem em estreita colaboração para atender aos requisitos do Programa de Dispensa de Vistos dos Estados Unidos (Visa Waiver) e da legislação brasileira aplicável, de maneira a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto.
O comunicado oficial, em português, pode ser lido no site oficial da Casa Branca:
http://www.whitehouse.gov/sites/default/files/04-09-12_Comunicado_Conjunto_EEUU-Brasil_FINAL_PORTUGUESE.pdf
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Voos da Tam podem ser afetados por decisão alemã
Um tribunal de justiça em Leipzig, na Alemanha, confirmou o fim das decolagens e aterrisagens noturnas entre 23h00m e 05h00m no aeroporto de Frankfurt (FRA). A decisão manteve a sentença da corte de Hessen, proferida no ano passado, que baniu 17 voos noturnos depois da inauguração da 4ª pista de pousos e decolagens de FRA, em 21 de outubro de 2011. Os moradores da vizinhança do aeroporto, principalmente de Russelsheim e de Offenbach, que reclamavam do barulho das aeronaves, foram os autores da ação judicial. A Lufthansa Cargo (LHC) opera 10 desses 17 voos e pode perder dezenas de milhões de euros por ano. A decisão judicial também deve afetar todos os futuros investimentos no aeroporto.
Entre os 10 aeroportos de maior movimento no mundo, FRA é o único com restrições aos voos noturnos.
Por que isso pode afetar os voos da Tam?
- Porque os voos da Tam Frankfurt/ São Paulo tem horário de decolagem previsto para 22h05m
- Ou seja, um atraso de 55 minutos pode impedir o voo de decolar na data prevista
- A decolagem somente poderia ser feita a partir das 05h00m da manhã seguinte
- O que altera planos de passageiros com compromissos e conexões previstas no Brasil
- Os voos Tam Frankfurt/ Rio de Janeiro tem horário de decolagem previsto para 21h35m
Entre os 10 aeroportos de maior movimento no mundo, FRA é o único com restrições aos voos noturnos.
Por que isso pode afetar os voos da Tam?
- Porque os voos da Tam Frankfurt/ São Paulo tem horário de decolagem previsto para 22h05m
- Ou seja, um atraso de 55 minutos pode impedir o voo de decolar na data prevista
- A decolagem somente poderia ser feita a partir das 05h00m da manhã seguinte
- O que altera planos de passageiros com compromissos e conexões previstas no Brasil
- Os voos Tam Frankfurt/ Rio de Janeiro tem horário de decolagem previsto para 21h35m
Assinar:
Postagens (Atom)